O Windows Millennium Edition, foi lançado no dia 14 de setembro de 2000, pouco mais de um ano depois do Windows 98 SE.
Esta versão foi a última versão desenhada exclusivamente para uso doméstico e não foi mais que uma ligeira melhoria do Windows 98 SE que, para uma boa parte de quem o usou, foi um verdadeiro pesadelo mas também houve quem a louvasse pelas novidades multimídia que trouxe.
Muitos dizem que esta versão do Windows foi apenas mais uma , aparentemente sem nada novo que fosse realmente importante (até o apelidaram de Windows Mistake Edition). Outros queixavam-se e diziam que era ainda pior que o Windows 98 SE a nível de estabilidade.
No entanto, apesar de não parecer, houve bastantes novidades. Esta versão trouxe novos e mais avançados recursos multimídia como um editor de vídeo (Windows Movie Maker, imagem acima) e uma versão melhorada do Windows Media Player 7.0 (imagem abaixo).
Esta versão teve uma vida bastante curta e no espaço de pouco mais de um ano foi substituída por uma versão bem mais robusta.
Foi nesta versão que o MSN Messenger estreou como parte do sistema operativo e deu outra vida às conversas via web além dos canais IRC.
Resumindo, relativamente a aplicações e funcionalidades, as grandes novidades foram:
- Windows Movie Maker
- Windows Media Player 7.0
- MSN Messenger
- Internet Explorer 5.5
- Windows DVD Player
- Image Preview utility
- Windows Image Acquisition API
- DirectX 7.1
- Restauro do Sistema
- Actualizações automáticas
- Universal Plug and Play
- Drivers para dispositivos de armazenamento USB (USB mass storage)
A nível de “estrutura” do sistema operativo, nesta versão houve uma alteração significativa (e também bastante criticada) a nível do modo real DOS onde, agora, já não era possível executar uma aplicação (feita apenas para correr em MS-DOS) em ambiente Windows, sendo necessário para isso iniciar o sistema em modo de DOS real.
Os requisitos deste sistema operativo são:
- Processador Intel Pentium 150MHz ou superior
- Memória RAM de 32 MB
- Espaço mínimo em disco de 320MB
- Placa gráfica com suporte VGA
0 comentários:
Postar um comentário