terça-feira, 21 de junho de 2011

O que há de novo Windows XP?

A Microsoft trabalhou com afinco nesta versão do Windows: o Windows XP (o XP utilizado no nome vêm da palavra eXPerience), que inicialmente foi chamado de Windows Whistler, e que sucede o Windows Me e também o Windows 2000.

O WinXP está à venda em duas versões: o Windows XP Home Edition (que substitui o Windows Me) e o Windows XP Professional Edition (que substitui o Windows 2000 Professional). Há também o Windows XP Media Center Edition, que vem pré-instalado em alguns computadores específicos (com DVD, controle remoto e outras funcionalidades específicas).

BOOT
Tela de Inicialização



Modo de Segurança: caso o WinXP tenha problemas de inicialização, o usuário poderá utilizar o modo de segurança para entrar no sistema operacional.



DESKTOP


O WinXP vem com um Visual Style ("skin") chamado Luna.Ele permite que o Windows tenha uma aparência mais agradável, além de ser bastante configurável.

Além da versão "metálica" do WinXP, o WinXP vem com o mesmo tema em tons azuis (tema default) e em tom verde-pastel.

BOTÃO INICIAR E MENU


O Botão Iniciar continua existindo, mas as janelas acompanham o Visual Style. Ao ser pressionado, ele abre uma janela que tem do lado esquerdo os programas recentemente utilizados e no lado direito as pastas especiais (Meus Documentos, Minhas Imagens, Painel de Controle, Meu Computador) dentre outras ferramentas.
Ao clicar no botão Todos os Programas, o Windows XP abre as janelas com os programas instalados. Os programas recém-instalados ficam por uns tempos com uma barra laranja, indicando ao usuário que estes programas foram instalados, mas ainda não foram acessados.

BARRA DE TAREFAS



Para minimizar a quantidade de ícones na barra de tarefas, o WinXP adotou uma tática muito simples: ele "esconde" o ícone quando este está inativo. Para o usuário acessá-lo, basta clicar no botão à esquerda.
O WinXP permite que o usuário defina se ele quer que os ícones fiquem "escondidos" e quais devem ficar sempre visíveis.

AGRUPAMENTO DE BOTÕES



O Agrupamento de botões permite que apenas um botão do software apareça quando há vários arquivos abertos nele. Por exemplo: se você abriu quatro janelas do Internet Explorer, todas elas estarão reunidas em um menu no botão Internet Explorer, ao invés de aparecerem quatro botões do IE. O mesmo se aplica ao Windows Explorer, quando o usuário abre várias pastas
Além do agrupamento se aplicar a outros softwares (Word, Excel), pode-se fechar todas as janelas de um determinado programa de uma vez, bastando para isso clicar na opção Fechar Grupo.


0 comentários: