O Windows 2000 Professional foi apresentado em Fevereiro de 2000, com a função de substituir o Windows 95, Windows 98 e Windows NT com suas funcionalidades totalmente renovadas, tanto pra laptops quanto em computadores desktops.
Para todas as plataformas, PCs e Servidores, O Windows 2000 utiliza um tipo de versão, as principais são:
• Professional: uma versão para clientes, feito para computadores pessoais e estações de trabalho.
• Server: "Entry-Level Server”, designado para pequenos desenvolvedores e departamentos. Designado também para compartilhar impressões, arquivos, serviços de Internet e servidores de Intranets.
• Advanced Server: Servidor de grande porte para aplicações de grande escala e pequenos e médios servidores web.
• Data Center Server: Software para servidores e clusters. A interface do Windows 2000 é quase a mesma comparada com o Windows 98 e o Windows NT com Internet Explorer.
O Servidor Windows 2000, para profissionais de TI, facilita no policiamento de diretórios e usuários e na centralização de dados, sendo mais útil para gerenciamento de empresas.
Diferente do Windows 98, na hora de ser instalado, o Windows 2000 não precisa de um disco de boot, a instalação pode ser realizada através de um CD de instalação que “particiona” os discos, formata e instala todo o sistema sem precisar realmente do disco de boot.