segunda-feira, 23 de maio de 2011

Windows 7: Interface Gráfica

Hoje falaremos um pouco sobre alguns elementos da interface gráfica do Windows 7.

A barra de tarefas recebeu algumas mudanças interessantes porém podendo causar um pouco de confusão aos mais desatentos. Lembrando brevemente o Dock do Mac OS, há a possibilidade de deixar os aplicativos mais usados já integrados na barra de ferramentas, destacando os
aplicativos abertos por uma pequena luminescência em seus ícones. Além disso, quando se esta rodando mais de um aplicativo igual, o Windows o agrupa em um único grupo dentro desses ícones, sendo possível ter um "preview" das janelas deixando o mouse em cima do ícone. Com a
ajuda do Aero Peek, será possível visualizar as todas as janelas do aplicativo aberto e escolher
qual você deseja utilizar.


O Aero Peek citado acima é uma funcionalidade nova da interface gráfica que ajuda a destacar os
aplicativos desejados. Com ele é possível selecionar a janela desejada, enquanto as outras se tornam transparentes, deixando de plano de fundo apenas o papel de parede, tornando o
ambiente menos poluído e ajudando na visualização. Um botão na extremidade direita da barra de ferramentas faz que o Aero Peek seja ativado em todas as janelas, transparecendo todas as janelas e tornando o Desktop visível.


O Desktop em si não teve muitas mudanças. Talvez a novidade sejam que os Gadgets (uma espécie de mini aplicativos), que no Windows Vista ficavam presos em uma barra lateral, eles agora podem ficar espalhados pelo plano de fundo como você desejar. Possuindo varias funções, os Gadgets podem informar a temperatura atual do computador, mostrar um calendário, até o clima de sua cidade (se você estiver na internet para que ele possa pegar tal informação de lá). É possível desativar todos


Breve mais informações sobre a interface gráfica do Windows 7!

segunda-feira, 16 de maio de 2011

Windows Home Server 2011

Lançado Oficialmente


Microsoft liberou oficialmente o seu novo Windows Home Server 2011. Windows Home Server 2011, com esta versão de produção, agora é esperar chegar aos subscritores do MSDN e TechNet no início de abril em que ponto eles podem fazer o download do software através de suas assinaturas. Esta última versão do Windows Home Server deve começar a mostrar sua cara em maio de computadores segundo a Microsoft.



A Microsoft também observou que os fabricantes já trabalham com o sistema operacional novo lar. A versão oficial do Windows Home Server 2011, que foi apelidado de Vail, vem techies quase um ano depois do beta foi lançado e quase dois meses desde o release candidate fez sua estréia.




Windows Home Server 2011 usa o mesmo sistema operacional do núcleo do Windows Server 2008 R2, mas a nova versão foi projetada para pessoas que precisam equilibrar vários PCs, redes domésticas e crescentes quantidades de fotos, músicas, vídeos e conteúdo pesado demais. Executando o Windows Home Server em um PC dedicado permite aos usuários configurar compartilhamentos de rede para acessar todos os seus dados, backup de seus PCs em rede, acessarem remotamente seus arquivos e transmitir suas músicas e, assim como seus vídeos.

O software oferece um painel central para que os clientes executem várias tarefas administrativas que vai fazer. A versão anterior do Windows Home Server ofereceu um recurso conhecido como Drive Extender, que recebeu muitos elogios dos usuários. O recurso permitiu que as pessoas estendessem várias unidades de disco em um único volume grande quanto eles adicionaram um novo armazenamento. No entanto, a Microsoft afirmou que a tecnologia extensor unidade “não estava cumprindo as necessidades de nossos clientes,” assim que cortá-lo a partir do Windows Home Server 2011. No entanto, a Microsoft fez adiciona um recurso chamado Move Folder Wizard para mover conteúdo entre unidades diferentes. No entanto, a perda de Drive Extender pode afastar muitos potenciais utilizadores do Windows Home Server 2011.


A Microsoft também perdeu um de seus principais parceiros de hardware do Windows Home Server. Tarde o ano passado a Hewlett-Packard, que era conhecido por sua forte Media Smart servidores Windows Home Server, anunciou que deixaria de fabricar computadores para o sistema operacional Home Server. A perda de HP só deixa alguns fabricantes importantes, como a Acer, que será a construção de caixas dedicadas para o Windows Home Server 2011. Windows Home Server 2011 será lançado em 19 idiomas, segundo a Microsoft, incluindo Inglês, francês, chinês, coreano e russo. Fonte: CNET – Microsoft lança o Windows Home Server 2011

segunda-feira, 9 de maio de 2011

Windows XP - Interface Gráfica



O Windows XP conta com uma nova interface gráfica, diferente dos sistemas anteriores. O Menu Iniciar e o campo de pesquisa foram redesenhados, com uma nova aparência e muitos efeitos visuais, dentre eles estão:
  • Um retângulo azul translúcido no Explorer;
  • Uma marca d'água gráfica com os ícones das pastas, indicando o tipo de informação contida naquela pasta.
  • Novas camadas de efeitos para a Desktop.
  • A habilidade de travar a barra de tarefas e outras barras de ferramentas para prevenir acidentais desconfigurações.
  • No novo Menu Iniciar, há o recurso de fixação dos últimos programas utilizados e dos mais usados.




Além disso, caso o usuário prefira a interface antiga, é possível mudar, basta clicar com o botão direito do mouse no desktop, clicar em Propriedades, ir até o guia Aparência, e na opção Janelas e Botões, trocar a opção de Estilo Windows Xp, para Estilo tema clássico do Windows. Nesta mesma guia também é possível trocar o esquema de cores, e o tamanho das fontes.

segunda-feira, 2 de maio de 2011

Navegando no Windows 98


A navegação dentro do sistema operacional é feita no mesmo estilo do navegador de Internet. Uma ferramenta importante é o link de suporte técnico "on-line" da Microsoft, que fica no lado esquerdo das janelas.

Além disso, o Windows 98 abre as janelas dentro da própria janela, ao contrário do Windows 95 que abria uma nova janela para cada janela aberta. Se quiser, você pode desativar esse estilo de navegação e voltar ao estilo Windows 95, isso pode ser feito no menu Exibir.

Há também o surgimento da barra de atalhos rápidos ao lado do menu iniciar. Além disso, você pode habilitar o Active Desktop, que permite que páginas Internet sejam colocadas como papel de parede do Windows, assim como mostra a figura abaixo.

Essa versão do Windows você pode instalar mais de uma placa e monitor de vídeo, criando uma área de trabalho gigantesca. Quando o cursor do mouse atinge o limite de um monitor ele passa automaticamente para o outro. A grande vantagem é poder mexer em dois programas sem precisar minimizar nenhum dos dois, aumentando a produtividade. Em um mesmo micro pode ser conectado até nove monitores (isso se a sua placa mãe tiver essa quantidade de slots.). Abaixo uma imagem do Windows 98 instalado com dois monitores.

Até a próxima postagem ;D