quarta-feira, 27 de abril de 2011

Novidades do Windows 7

Nesse post mostrarei algumas das novidades do Windows 7.

O Painel de Controle agora está mais completo, reunindo todas as opções de periféricos e do próprio Windows, facilitando a busca do usuário. Caso ele se perca no meio de tantos ícones, o Painel de Controle pode ser reduzido, dando acesso apenas as principais e mais utilizadas opções.



O Desfragmentador de Disco agora pode analisar e desfragmentar vários discos ao mesmo tempo.


A instalação e a manipulação de periféricos foram simplificadas. Ao detectar o periférico, o Windows procura e faz o download do drive mais novo usando o Windows Update. Além disso, é possível ver todos os periféricos por uma janela mostra todos que estão instalados.



Mais novidades nos próximos posts!

sexta-feira, 22 de abril de 2011

Windows 7




O Windows 7 é a versão mais recente do sistema operacional Windows da Microsoft para computadores pessoais. Foi lançado 3 anos depois de seu predecessor, o Windows Vista, para melhorar uma série de problemas que o Vista possuía, como compatibilidade tanto de hardwares quanto de softwares. Também foram inclusas funcionalidades que para facilitar a vida do usuário.

Desde sua instalação até a interface gráfica é um tanto quanto similar ao Windows Vista, porém, quando utilizamos a barra de tarefas, vemos que essa mudou. Agora um pouco mais “alta”, os aplicativos agora se mostram apenas em como os ícones, sem nome, e acumulando as janelas abertas do mesmo aplicativo. Ao passar o mouse encima de um ícone, é mostrado uma miniatura de cada janela.

Outros detalhes que valem ser citados são: A nova forma de como os Documentos Recentes são mostrados no menu Iniciar; a divisão das Pastas Pessoais e das Bibliotecas; acréscimo de novos tipos de monitoramento de desempenho no Gerenciador de Tarefas; e remodelagens básicas de alguns aplicativos básicos, como o WordPad, a Calculadora e o Paint. Alguns programas que já acompanhavam as duas versões passadas do Windows, como o Windows Mail, Windows Movie Maker e Windows Photo Gallery não foram incluidos nessa versão, porém é possível fazer download gratuito de tais aplicativos pelo site da Microsoft.

Algo interessante de citar é o Modo Windows XP, que possibilita “virtualizar” o Windows XP, executando aplicativos com o código fonte do Windows XP. Esse recurso acaba com os problemas de compatibilidade que o Windows Vista sofria ao tentar executar aplicativos mais antigos.

De modo geral, o Windows 7 carrega e responde mais rápido que seu predecessor, porém ele consome muito mais memória RAM e necessita de um processador bem superior comparado com o Windows XP, se tornando um sistema operacional inviável de ser executado em máquinas mais antigas.

Os requisitos mínimos do Windows 7 são:

Arquitetura: x86 (32 bits)
- Processador de 1GHz
- 1GB de memória RAM
- 16GB de espaço livre em disco
- Placa gráfica com suporte ao DirectX 9, com memória de 128MB.
- Unidade Óptica de DVD ou entrada USB

Arquitetura: x64 (64 bits)
- Processador de 1GHz
- 2GB de memória RAM
- 20GB de espaço livre em disco
- Placa gráfica com suporte ao DirectX 9, com memória de 128MB.
- Unidade Óptica de DVD ou entrada USB

Scandisk

O Scandisk é um programa que verifica a integridade dos dados existentes em unidades de armazenamento de massa ( HD, disquete, dico de Zip e outros). Além disso, verifica a integridade dos setores do disco. Assim sendo ele faz uma "manutenção" do disco, procurando e corrigindo o que chamamos de erros lógicos. Um erro desse tipo pode aparecer, por exemplo, quando se desliga o computador enquanto um programa está sendo executado ou quando falta energia elétrica. Se não usarmos programas de correção como o Scandisk periodicamente, estes erros lógicos acabam aumentando e se acumulando, até chegar a um ponto em que não se pode acessar determinados arquivos ou, mesmo, executar o Windows. Portanto, é útil agendar a execução desses programas pelo menos uma vez por mes.

Scandisk no Windows 98
Clicar em Iniciar - Programa - Acessórios - Ferramentas de Sistema - Scandisk Escolha a unidade de disco a ser verificada.
1.1. Se o programa for executado sempre, marcar as opções X Padrão X Corrigir erros automaticamente Clicar em iniciar. Ao final, o programa fornecerá um pequeno relatório dizendo se encontrou erros ou não. Se forem poucos erros, isso pode ser considerado normal.
1.2. Se o programa nunca foi executado, em vez da opção "Padrão" selecionar X Completo e X Corrigir erros automaticamente.

Scandisk no Windows ME
No Windows ME executar o Scandisk pode ser um grande problema e, muitas vezes o computador não o conclui.
Em primeiro lugar, esse problema pode ocorrer se algum aplicativo estiver rodando simultaneamente com o Scandisk. Deve-se proceder como no "Modo 1 de fechar todos os programas" do item Fechar programas. Scandisk em modo DOS. Entretanto, se o problema persistir, pode-se tentar executar o Scandisk em modo DOS: 1. no Windows ME, crie um disco de inicialização - Acessar Painel de Controle, Adicionar/Remover Programas, - Clicar na aba Disco de Inicialização. Seguir o procedimento indicado na tela. - Em seguida, reiniciar o computador com esse disquete na unidade. - Quando aparecer o menu, escolher "Minimum Boot", e verá o prompt de comando do DOS (C:\). - Digitar scandisk e pressionar Enter. - Aguardar o final da verificação. - Retirar o disquete da unidade. Reinicializar o computador.

Scandisk no Windows XP
Clicar em "Meu Computador" - Selecionar a unidade de disco a ser verificada (em geral C:/), clicando nela com o botão direito do mouse - Clicar em "Propriedades" ("Properties") - Clicar em "Ferramentas" ("Tools") - Em "Verificação de Erros" ("Errors checking") clicar em "Verificar agora" ("Check disk") - Em "Verificar agora" ("Check disk") pode-se selecionar (ou não) - "Automatically fix file systems errors." - "Scan for and attempt recovery of bad sectors." Se aparecer uma pergunta dizendo que não é possível efetuar o procedimento agora, concorde em que ele seja feito ao reinicar o computador. Desligue-o e quando reiniciar pode aparecer uma janela, tipo DOS, efetuando-o.
Windows Server 2008 Standard Edition
Em substituição ao Windows Server 2003, foi projetada para fornecer serviços e recursos para outros sistemas em uma rede. O sistema operacional tem um abundante conjunto de recursos e opções de configuração. O Windows Server 2008 Standard Edition dá suporte a 2-way e 4-way SMP (multiprocessamento simétrico) e a até 4 gigabytes de memória em sistemas de 32 bits e 32 GB em sistemas de 64 bits.

Windows Server Enterprise Edition
Tal versão estende os recursos fornecidos no Windows Server 2008 Standard Edition para proporcionar maior estabilidade e disponibilidade e dar suporte a serviços adicionais como o Cluster e Serviço de Federação do Active Directory. Também dá suporte a sistemas de 64 bits, memória RAM hot-swap e non-uniform memory access (NUMA). Os servidores enterprise podem ter até 32 GB de RAM em sistemas x86 e dois terabytes (TB) de RAM em sistemas de 64 bits e 8 CPUs.

Windows Server 2008 Datacenter Edition
Versão mais robusta do Windows Server 2008 com aperfeiçoamentos nos recursos de cluster e suporte a configurações de memória muito amplas com até 64 GB de RAM em sistemas x86 e dois TB RAM em sistemas de 64 bits. Tem requisito mínimo de CPU e pode dar suporte a até 64 CPUs.

Windows Web Server 2008
Versão Web Edition do Windows Server 2008. Uma vez que foi projetada para fornecer serviços Web para a implantação de sites e aplicativos baseados nesta, essa versão do servidor só dá suporte a recursos relacionados. Especialmente, ela inclui o Microsoft.NET Frameworks, o Microsoft Internet Information Services (IIS), o ASP.NET, além do servidor de aplicativos e recursos de balanceamento de carga de rede. No entanto, não possui vários outros recursos, incluindo o Active Directory, e exige a instalação do server core para obter alguma funcionalidade padrão. O Windows Web Server 2008 dá suporte a até 32 GB de RAM e 4 CPUs x64.

segunda-feira, 18 de abril de 2011

Scandisk

O Scandisk é um programa que verifica a integridade dos dados existentes em unidades de armazenamento de massa ( HD, disquete, dico de Zip e outros). Além disso, verifica a integridade dos setores do disco. Assim sendo ele faz uma "manutenção" do disco, procurando e corrigindo o que chamamos de erros lógicos. Um erro desse tipo pode aparecer, por exemplo, quando se desliga o computador enquanto um programa está sendo executado ou quando falta energia elétrica. Se não usarmos programas de correção como o Scandisk periodicamente, estes erros lógicos acabam aumentando e se acumulando, até chegar a um ponto em que não se pode acessar determinados arquivos ou, mesmo, executar o Windows. Portanto, é útil agendar a execução desses programas pelo menos uma vez por mes. Scandisk no Windows 98 Clicar em Iniciar - Programa - Acessórios - Ferramentas de Sistema - Scandisk Escolha a unidade de disco a ser verificada. 1.1. Se o programa for executado sempre, marcar as opções X Padrão X Corrigir erros automaticamente Clicar em iniciar. Ao final, o programa fornecerá um pequeno relatório dizendo se encontrou erros ou não. Se forem poucos erros, isso pode ser considerado normal. 1.2. Se o programa nunca foi executado, em vez da opção "Padrão" selecionar X Completo e X Corrigir erros automaticamente. Scandisk no Windows ME No Windows ME executar o Scandisk pode ser um grande problema e, muitas vezes o computador não o conclui. Em primeiro lugar, esse problema pode ocorrer se algum aplicativo estiver rodando simultaneamente com o Scandisk. Em primeiro lugar, deve-se proceder como no "Modo 1 de fechar todos os programas" do item Fechar programas. Scandisk em modo DOS. Entretanto, se o problema persistir, pode-se tentar executar o Scandisk em modo DOS: 1. no Windows ME, crie um disco de inicialização - Acessar Painel de Controle, Adicionar/Remover Programas, - Clicar na aba Disco de Inicialização. Seguir o procedimento indicado na tela. - Em seguida, reiniciar o computador com esse disquete na unidade. - Quando aparecer o menu, escolher "Minimum Boot", e verá o prompt de comando do DOS (C:\). - Digitar scandisk e pressionar Enter. - Aguardar o final da verificação. - Retirar o disquete da unidade. Reinicializar o computador. Scandisk no Windows XP - Clicar em "Meu Computador" - Selecionar a unidade de disco a ser verificada (em geral C:/), clicando nela com o botão direito do mouse - Clicar em "Propriedades" ("Properties") - Clicar em "Ferramentas" ("Tools") - Em "Verificação de Erros" ("Errors checking") clicar em "Verificar agora" ("Check disk") - Em "Verificar agora" ("Check disk") pode-se selecionar (ou não) - "Automatically fix file systems errors." - "Scan for and attempt recovery of bad sectors." Se aparecer uma pergunta dizendo que não é possível efetuar o procedimento agora, concorde em que ele seja feito ao reinicar o computador. Desligue-o e quando reiniciar pode aparecer uma janela, tipo DOS, efetuando-o.

quarta-feira, 13 de abril de 2011

Backup

O Windows XP vem com uma gama muito variada de utilitários que auxiliam muitos usuários em tarefas corriqueiras. Como por exemplo, um utilitário pouco conhecido: o utilitário de backup do Windows XP.

Fazendo backups de arquivos específicos:

O utilitário de backup do Windows XP, assim como todos os outros utilitários de sistema, está na pasta Ferramentas de Sistema do Menu Iniciar (Iniciar > Programas > Acessórios > Ferramentas de Sistema). Então é bem fácil achá-lo no emaranhado do Menu Iniciar.



Você verá esta primeira tela do assistente de backup. Clique em Avançar.

Agora escolha a primeira opção "Fazer Backup de arquivos e configurações" e clique em Avançar.




Dentre as opções que aparecem, escolher a última, pois ela é a mais usada (somente com ela podemos escolher livremente os arquivos que queremos backupear).



Agora basta escolher as pastas que serão copiadas na parte esquerda do assistente. Caso você queira escolher arquivos individuais, marque-os na parte direita da tela.



Agora é hora de dar nome a seu backup e escolher em que drive (ou pasta) ele será salvo. Caso você queira salvar em uma pasta, clique em Procurar e escolha a pasta.




A
gora basta clicar em Concluir para fazer seu backup.
Backup feito, agora você pode fazer o backup de seus arquivos importantes quando precisar!