O Windows 95 é um S.O de 16/32 bits lançado pela Microsoft em 24 de agosto de 1995, que inovou o mercado de S.O e passou a vir com o MS-DOS 7 instalado (e não separado como era antes), sendo o principal lançamento da empresa na década de 90.
O Win 95 veio com novidades que usamos até hoje como o sistema de arquivos FAT-16(ou VFAT), barra de tarefas, desfragmentador de disco, scandisk, backup etc.
Apartir disto os ficheiros (arquivos) puderam ter 256 caracteres e não apenas 8 como era nas versões anteriores. O avanço do Win 3.1 para o Win 95 foi grande e fez com que a Microsoft se tornasse a distribuidora de softwares mais popular.
Nesta versão o MS-DOS perdeu um pouco de importância, já que o Windows consegue se iniciar sem depender do DOS. As limitações de memória do 3.1 foram praticamente eliminadas e o sistema multitarefa tornou-se mais eficaz.
Um dos problemas do Win 95 é rodar aplicativos feitos para Win 3.x, pois o 95 executa a multitarefa cooperativa (igual ao Win 3.x) entregando ao aplicativo gerenciamento do processador e da memória, podendo travar ou reiniciar o computador caso o aplicativo executasse alguma tarefa indevida.
A idéia era escrever um sistema operacional de modo protegido, que não utilizasse o modo real ou o MS-DOS.
O boot do Win 95 é feito por uma versão do MS-DOS trabalhando no modo virtual 8086. Do ponto de vista pratico isso não é problema nenhum, já que depois de carregar o VMM32.VXD, o Win 95 permanece em modo protegido e, teoricamente, trabalha com um novo código de 32 bits.
A Microsoft deveria ter escrito o Windows 95 a partir do zero, mas ela não fez isto, porque queria que o Windows 95 funcionasse em um micro com apenas 4 MB de memória RAM. Como um código de 32 bits é bem mais complexo e maior que um código de 16 bits, o Windows 95 precisaria de muita memória RAM para "rodar" caso fosse um sistema inteiramente compilado para o modo protegido de 32 bits.
Não importa que você tenha somente aplicativos de 32 bits nem que você tenha centenas de MB de RAM em seu micro. O Windows 95 é um sistema operacional híbrido que ainda acessa código de 16 bits. Como este código não pode ser acessado por mais de um programa ao mesmo tempo, tudo para até que o código seja "liberado" por quem o esteja acessando.
É por este motivo, que às vezes quando você maximiza e minimiza programas no Windows 95 a janela do programa demora um pouco para aparecer, mesmo quando estamos trabalhando somente com aplicativos de 32 bits e mesmo com um micro com dezenas de MB de memória RAM: o GDI32 (que é o núcleo responsável por desenhar as janelas) de vez em quando acessa subrotinas presentes no núcleo de 16 bits. E neste instante tudo para, pois o código de 16 bits não pode ser acessado ao mesmo tempo por mais de um aplicativo.
É importante lembrar que o Windows 95 somente protege em memória aplicativos de 32 bits. Se você utilizar ao menos um aplicativo de 16 bits, o esquema de proteção de memória é deixado de lado e a multitarefa passa a ser igual à multitarefa utilizada pelo Windows 3.x. Em outras palavras, quando um aplicativo de 16 bits é aberto, o Windows 95 "se transforma" em Windows 3.11 para executá-lo, sendo os demais aplicativos que estejam abertos prejudicados por esta mudança.
Existe outra versão do Win 95, lançada em 1996, chamada de Windows 95 OEM Service Release 2 (OSR 2), com suporte nativo ao sistema de arquivos FAT32. Já o Windows 95, a partir da revisão OSR 2.1, incluía o suporte ao Barramento Serial Universal (USB) e Ultra DMA (UDMA).
Foi lançada ainda uma versão especial, o Windows 95 Plus!, com um pacote de diferentes temas visuais e sonoros para personalização do sistema operacional. Esta versão também incluía o navegador Internet Explorer.
Os requisitos mínimos desta versão do Windows são:
· Processador 386DX (80386) ou superior
· 4MB de memória RAM
· 50MB de espaço no disco rígido
· Drive de disquetes
· Placa gráfica VGA ou superior
Como curiosidade, esta versão do Windows vendeu 1 milhão de cópias em apenas 4 dias. Em 2 anos foram vendidas 110 milhões de cópias. Esta primeira compilação do Windows 95, além de existir à venda em CD, também foi comercializada num pack de 13 disquetes 3.5″.